segunda-feira, 25 de junho de 2012

Para fotografar as crianças

Todos os pais adoram fotografar seus pequenos, não é verdade? No post de hoje, mostramos algumas dicas de como fazer lindos cliques das crianças. Basta alegria e um olhar cheio de amor para captar as gargalhadas, brincadeiras e os primeiros passos com um toque especial.

Em movimento

Um bom exemplo de como as fotos espontâneas, durante a brincadeira, podem ficar lindas! Se não tiver muita experiência com câmeras, use as configurações  pré-determinadas, desse modo você não perde momentos valiosos. Se tiver interesse em fotografia, pratique antes, alterando a  velocidade, a abertura e o ISO, uma função que permite regular a sensibilidade à luz e a movimentos. 



Naturalidade

Poses e sorrisos montados não são pré-requisitos para um bom clique. Aqui está a prova!



Figurino

Dê uma geral no visual do pequeno, antes da foto. Nada pior do que ter a luz perfeita e depois descobrir que o nariz estava escorrendo, que tinha remela no olho ou que havia migalhas de pão ou biscoito na roupa ou no canto da boca. A não ser que esses sejam exatamente os objetivos da foto, vale a pena perder um tempinho, deixando seu bebê lindo. Observe como traje e fundo adequados fazem toda a diferença.


Flagra

Se você não tiver o pique de se envolver nas brincadeiras, fotografe, “em silêncio”.  A sugestão é clicar aqueles momentos em que os pequenos estão distraídos lendo um livro, comendo, assistindo TV ou brincando com outras crianças. Essas cenas rendem boas fotos. Mantenha-se afastada e use o zoom! Note como ficar escondidinha, com a câmera a postos, pode render ótimos registros.


Livre, leve e solta

Diversão! Essa é a palavra de ordem, ao fotografar crianças. Nada de poses pré-determinadas ou preocupações com horário, roupas ou sujeira.



Cores

Pense nos tons e nuances da foto e você pode obter um resultado como este, que dispensa comentários!


 Iluminação

Tente aproveitar a luz natural, sempre que possível. Para isso, posicione o modelo perto de uma janela, por exemplo. A ideia é que a luz incida lateralmente. Isso fará com que um lado fique mais iluminado que o outro, com um efeito bem suave. Preste atenção ao fundo. Se tiver muita informação visual, altere o ângulo ou, se dominar os recursos da máquina, use uma abertura maior para desfocar o fundo.



Espontaneidade

Outro exemplo de como um flagra despretensioso pode surpreender na qualidade da fotografia.





Família


Ser mãe é participar! Os momentos especiais de interação com seu pequeno não podem faltar no álbum de recordações. Reserve um tempo para fazer os cliques. Escolha o que o pequeno vai vestir, desligue o celular e relaxe. Brinque com os seus filhos, conte piadas, cante e, no meio de tudo isso, fotografe! Pode parecer loucura, mas esse é o melhor jeito de se obter sorrisos e gargalhadas naturais.


 Criatividade

Um belo cenário, uma luz ideal e uma simples projeção de sombra. Não é uma ideia fantástica? Pesquise imagens de criança e famílias, em sites de fotografia, e tente imitar. É um bom exercício. 


 Pela janela

Para não perder um olhar ou uma expressão únicos, fique sempre atenta e com a câmera ao alcance das mãos. Hoje em dia, com as máquinas digitais, não existe mais a preocupação com o custo da revelação, então aproveite e faça foto atrás de foto. Depois, com calma, edite as melhores.



Fora do convencional

Experimente ângulos diferentes: ajoelhe-se na altura dos pequenos, deite no chão para uma foto do bebê engatinhando, envolva-se no mundo deles e respeite o tempo de cada um. Uma criança de mau humor não vai fazer cara de alegre só porque você quer. Será preciso jogo de cintura. Por outro lado, caretas, choros e língua de fora rendem fotos sensacionais. Aproveite o momento!



Língua de fora

Converse com as crianças mais velhas, antes de começar a fotografar. Para quebrar o gelo, conte uma piada, provoque uma careta ou faça uma brincadeira. Se quiser juntar três ou quatro amigos para a foto, faça de uma maneira informal, sem muitas exigências, porque geralmente as crianças mais velhas já costumam ter o hábito de congelar o sorriso e ficar se esticando em frente à câmera.



Via Bebê abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário