quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Curiosidade: a cor dos olhos e dos cabelos do bebê podem mudar?

Seu filho nasceu com os olhos azuis e você quer saber se eles vão escurecer com o tempo? E os cabelinhos claros, mudam? Você é apenas mais uma das muitas mulheres que têm essa dúvida e que, infelizmente, só poderá ser respondida depois de o pequeno completar um ano.

A cor do olho é definida pela cor da íris, que é o anel muscular em volta da pupila. A cor da íris, por sua vez, depende de uma proteína chamada melanina – a mesma que determinará a cor da pele dos cabelos.

“No nascimento os olhos serão azuis ou acinzentados em quase todos os bebês. Isso porque o melanócito – célula responsável por produzir a melanina – esteve no escuro e não foi estimulado a produzir a melanina. Após o nascimento, a cor do olho dependerá da produção deste pigmento. Se o melanócito produzir pouca melanina, o olho permanecerá azul. Se produzir um pouco mais, esverdeado. Já se produzir muito, os olhos podem ser marrons ou pretos”, explica o pediatra Paulo Telles.

Durante os seis primeiros meses de vida a produção do pigmento será mais intensa. Depois disso, a cor tende a mudar. Mas, segundo o especialista, a mudança pode acontecer até o primeiro ano de vida. Por isso, qualquer avaliação antes disso é puro palpite.

Se você quer que seu bebê tenha olhos claros depois de crescido, vai ter que aguentar a ansiedade. “Antes do aniversário de um ano, continue com esperanças”, brinca o médico.


Via Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário